1. Antes de começar qualquer programa de atividade física,
consulte um clínico geral para fazer uma avaliação médica e peça seu atestado médico com liberação para a atividade. 2. Nunca force demais seu corpo. Respeite seus limites. Na empolgação por querer fazer todos o exercícios de uma vez só, você poderá ultrapassar seu limites levando assim a uma lesão.
3. Faça os exercícios com calma. Respire, nunca se esqueça. Assim os resultados são maiores, melhores e sem lesões.
4. Quando sentir que o exercício se tornou fácil, informe ao seu professor. Assim ele poderá te avaliar e aumentar a carga do exercício. Sempre repeitando os seus limites.
5. Escolha roupas adequadas para a atividade. Evitando assim parar no meio do exercício para ajeitar a roupa que está te atrapalhando. Use roupas leves e arejadas, nada de plastico ou nailon, pois abafam o suor.6. Não se esqueça que o alongamento é primordial, não queria pula-lo. Ele prepara sua musculatura e articulações para o exercício, diminuindo as chances de lesões.
7. Já ouviu falar de Over Training? Preste atenção aos sinais que seu corpo dá. Tontura, mal-estar, ânsia de vômito, dores musculares... pare o exercício, comunique ao seu professor. Há vários fatores que podem contribuir que isso aconteça, tais como o calor, alimentação, excesso de água ingerida antes e durante o exercício, mas principalmente, é o seu corpo te obrigando a parar, já que você não prestou atenção nos seus limites e o excedeu no treino.
9. Exercite-se em dias alternados, mas alongue-se todos os dias.
10. Procure sempre relaxar e se acalmar antes de começar o exercício. O exercício precisa ser iniciado em ritmo lento e se você ja estiver acelerada, não terá bom aproveitamento das atividades e ainda pode causar uma lesão, pois fará tudo com menos atenção. LEMBRE-SE: RESPIRE!
11. Não fume! Cigarro não combina com exercício! Sua capaciade respiratória fica prejudicada, falta oxigênio para as células e o corpo falha, não suporta o exercício. NÃO FUME, SEU CORPO AGRADECE!
12. Concentre nos exercícios. Estando desatento, você prejudica sua execução, muda sua postura, sua respiração, levando a uma lesão ou simplismente, a um resultado ruim ao final da atividade.
13. Nunca se exercícite em jejum. Procure ingerir alguma fonte calórica antes, como por exemplo: uma barra de cereal, uma fruta. Nada pesado.
14. Nunca se exercite logo após as refeições. Espere pelo menos uma hora.
15. Não prenda a respiração durante o exercício. A respiração além de ajudar a eliminar toxinas do organismo, melhora também a qualidade do exercício.
16. Não espere milagres da atividade física. Persuasão, dedicação, força de vontade entre outras, são palavras-chave que você deve aliar ao exercício e a boa alimentação para que alcance seus objetivos.
Lembre-se sempre: beba bastante água, respire, movimente-se, alimente-se corretamente, respeite seus limites e abandome vícios ruins e você estará se ajudando a melhorar cada vez mais.